Munguzá

Se for procurar este delicioso doce no menu de um restaurante por canjica, nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Pernambuco…  …não estranhe se achar, em vez dela, “curau”, “munguzá” pois é o nome que o prato é mais conhecido nesses locais. No Rio de Janeiro, tradicionalmente, encontra-se como “canjiquinha” e, em regiões de Minas Gerais, como “papa de milho”.

Munguzá

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Tempo total de preparo: 1 h 15 minutos (+12 horas do molho)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 100 gramas

Ingredientes

  • 1 1/2 copos: Milho para canjica crú;
  • 1 1/2 litros: Água;
  • 3 gramas: Canela em pau;
  • 395 gramas: Leite condensado;
  • 1 colher de sopa: Canela em pó;
  • 200 mililitros: Leite de coco;
  • 200 mililitros: Leite integral;

Modo de preparo

  1. Deixe a canjica de molho com água de um dia para outro. Escorra a água.
  2. Coloque a canjica em uma panela de pressão e acrescente a água (1 ½ litro) e a canela em pau. Cozinhe por 1 hora após o início da pressão.
  3. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa.
  4. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.

Dica. Resfrie, coloque em uma embalagem de plástico própria para congelamento, etiquete e congele em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar deixe na geladeira por cerca de horas. Coloque na panela e aqueça.

Valores nutricionais por porção

Cálcio: 125.7 mg Calorias: 161.6 kcal
Carboidratos: 23.3 g Colesterol: 4.2 mg
Fibras totais: 1.7 g Fósforo: 117.1 mg
Gorduras: 5.5 g Gorduras monoinsaturadas: 0.4 g
Gorduras poliinsaturadas: 0.1 g Gorduras saturadas: 3.9 g
Magnésio: 10.1 mg Potássio: 211.4 mg
Proteína: 5.2 g Sódio: 47.3 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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Publicado em 12/06/2011, em Doces e sobremesas, Receitas Saudáveis e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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